A bússola em corridas de aventura

Tema:Adventure Race
Autor: David Lindo
Data: 21/5/2002

Adventure Race - Bússola

Bússola



Adventure Race - Bússola

Bússola



A bússola é o instrumento básico na navegação em corridas de aventura. Todos os mapas possuem uma quadrícula que representa o norte geográfico. Com o auxílio da bússola, é possível controlar a direção de sua progressão de forma a atingir os PCs seguindo o percurso definido pela estratégia da equipe.

Existem livros que trazem com detalhes o uso da bússola em combinação com mapas. Estes livros são encontrados nas principais lojas de equipamentos para esportes de aventura.

Um detalhe que precisa ser sempre considerado é a declinação magnética, que é a diferença entre o norte geográfico do mapa e o norte magnético, apontado pela bússola. Esta diferença varia com o passar dos anos, e pode provocar erros significativos se não for devidamente compensada.

No caso dos mapas usados nas corridas de aventura no Brasil, algumas vezes são corrigidos pela própria organização, mas geralmente esta atividade fica por conta dos competidores. Nos mapas do IBGE, a diferença chega a ser de mais de 20 graus, por isso é preciso ficar atento.

Algumas bússolas possuem um mecanismo de ajuste para a declinação magnética, o que facilita muito a vida dos navegadores. Você simplesmente ajusta a bússola (através de um pequeno parafuso) e não se preocupa mais com a declinação durante a prova. Outra alternativa é traçar linhas nos mapas, seguindo o norte magnético indicado pela bússola, e ignorar as linhas verticais da quadrícula.

Para adquirir uma bússola, recomenda-se escolher as marcas de qualidade comprovada, como a Suunto ou Silva. Nossa equipe usa estas bússolas a mais de três anos, submetendo-as às mais exigentes condições, e nunca houve nenhum problema. Outro detalhe: lembre-se de verificar se a sua bússola foi fabricada para uso “global”, ou seja, pode ser usada em qualquer região, ou se é específica para uso em algum hemisfério (neste caso, certifique-se de comprar uma ajustada para o hemisfério sul).

Nesta reportagem:

» Navegação em corridas de aventura
» Análise de mapas - topografia
» A bússola em corridas de aventura
» Coordenadas e Altímetros
» Adventure race - orientação





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Carolina! Uma pequena e charmosa cidade no Maranhão
    Lugares
    Carolina! Uma pequena e charmosa cidade no Maranhão
  • Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
    Lugares
    Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
  • Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem
    Canoagem
    Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem
  • Boipeba, na Bahia é escolhida como a praia mais bonita do Brasil
    Ecoturismo
    Boipeba, na Bahia é escolhida como a praia mais bonita do Brasil
  • Chile: um destino que promete surpreender por suas infinitas belezas
    Lugares
    Chile: um destino que promete surpreender por suas infinitas belezas
  • Chapada Diamantina revela sua maior preciosidade: a aventura
    Ecoturismo
    Chapada Diamantina revela sua maior preciosidade: a aventura