Dia Mundial da Água: a importância da água em nossas vidas

Autor: Alexandre Freitas
Data: 21/3/2012

"A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Embora se observe pelos países mundo afora tanta negligência e tanta falta de visão em relação a este recurso, é de se esperar que os seres humanos tenham pela água grande respeito, que procurem manter seus reservatórios naturais e salvaguardar sua pureza.

De fato, o futuro da espécie humana e de outras espécies pode ficar comprometido a menos que haja uma melhora significativa na administração dos recursos hídricos terrestres" (J.W. Maurits la Riviére, PhD em microbiologia, Delft University of Technology, Holanda)

A água constitui um bem indispensável ao ser vivo. O Brasil é um país privilegiado: tem muita água doce. A Bacia Amazônica abriga 1/6 da água doce que corre na Terra, mas muitos rios já secaram por falta de cuidados: desmatamentos em suas nascentes, assoreamento de suas margens, desertificação, etc.

Atualmente, o nível das águas dos rios brasileiros é a metade do que se encontrava há 50 anos e poucas pessoas conseguem perceber que a água - "que vive caindo do céu" - pode um dia acabar. Em São Paulo, por exemplo, as pessoas rezam, apelando ao misticismo e à religião, para chover e, assim, encher as represas que abastecem a população. Acontece que pode chover e esta chuva provocar ainda mais destruição - a chuva ácida.

A água é um elemento essencial para o nosso dia-a-dia e, mais ainda, durante a pratica de atividades esportivas. É importante para a sobrevivência do homem: o corpo humano é constituído por 80% de água, sendo ela a responsável pelo transporte de nutrientes e substâncias para dentro e fora das células, além de controlar a temperatura corporal e eliminar substratos tóxicos advindos do metabolismo energético.

Assim, para um bom desempenho é preciso ingerir líquidos em pequenos intervalos, visto que durante a atividade física seu corpo perde calor e, conseqüentemente, água. É preciso ingerir uma quantidade mínima de água por dia e essa quantidade vai muito além da sensação de sede - que já expressa a desidratação.

Durante uma Corrida de Aventura a água também desempenha um papel estratégico fundamental: ao analisar o percurso de uma competição, os atletas podem decidir se vão carregar peso levando água potável ou se irão procurar por nascentes durante o percurso e, dessa forma, aliviar o conteúdo de suas mochilas.

Quem opta por esta segunda opção, deve levar, imprescindivelmente, purificadores de água, pois nem todas as pessoas têm consciência de preservação ambiental. Quem joga lixo na água não tem consciência do mal que faz: o papel demora de 3 a 6 meses para se decompor; o nylon, mais de 30 anos; o pano, de 6 a 12 meses; o plástico e o metal, mais de 100 anos; o filtro do cigarro, mais de 5 anos, etc.

Muitos países enfrentam sérios problemas de falta de água potável e importam água limpa. O homem não pode viver sem água e, principalmente, sem água limpa. É preciso conscientizar toda a população sobre o uso racional da água.

Preservar as riquezas coletivas - e a água é uma delas, assim como o ar - é um direito e dever de todos os cidadãos. O homem pode passar dias sem se alimentar, mas se não ingerir água diariamente pode morrer, por isso ela é um tesouro inestimável e precisa ser preservada.

Você sabia que se comemora o Dia Mundial da Água em 22 de março?

Fonte de Pesquisa: Ministério do Meio Ambiente - www.mma.gov.br

Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura
www.ema.com.br
www.corridasdeaventura.com.br

Nesta coluna:
» Dia Mundial da Água: conheça as 3 principais fontes de água do mundo
» Abelhas funcionam como bioindicadores de poluição ambiental
» Dia Mundial da Água: conheça os 10 rios mais poluídos do Brasil
» Dia Mundial da Água: como despoluir os rios brasileiros?
» Dia Mundial da Água: a importância da água em nossas vidas

Mande uma mensagem para o autor: Alexandre Freitas

Todas as colunas

 

Nota do editor: o texto desta coluna não reflete necessariamente a opinião do site 360 Graus, sendo de única e exclusiva responsabilidade de seu autor.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Conheça algumas dicas para mergulhar e aproveitar o verão
    Mergulho
    Conheça algumas dicas para mergulhar e aproveitar o verão
  • Conheça a Estrada Parque no Pantanal Sul: uma estrada histórica
    Trilha Off-road
    Conheça a Estrada Parque no Pantanal Sul: uma estrada histórica
  • Parque Nacional da Serra dos Órgãos: paraíso perto do Dedo de Deus
    Ecoturismo
    Parque Nacional da Serra dos Órgãos: paraíso perto do Dedo de Deus
  • A emoção de descer uma cachoeira de 80 metros
    Canyoning
    A emoção de descer uma cachoeira de 80 metros
  • Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
    Ecoturismo
    Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
  • Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes
    Saúde
    Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes