Asa-delta - Vôo rebocado

Tema:Asa-delta
Autor: Chico Santos
Data: 2/7/2001

Desde o início do vôo livre, um dos grandes desafios foi realizar vôos em regiões planas. Com isso foram inventadas várias formas de rebocar as asas. Atualmente três são as mais utilizadas pelos praticantes:

1- Truck-Towing
Consiste no reboque por automóveis. Neste caso um guincho especial com aproximadamente 800m de cabo, é instalado em uma pick-up. A asa é colocada sobre a caçamba da pick-up tendo o nariz preso ao carro. O carro entra em movimento e ao atingir a velocidade um pouco superior à velocidade de stol da asa, o nariz da asa é liberado e ela começa a subir, desenrolando o carretel do guincho. A tensão do cabo é controlada através de um sistema de freio pneumático, garantindo uma perfeita taxa de subida e total dirigibilidade à asa. No final do cabo (ou da pista) o piloto se desconecta do cabo e parte para o vôo livre, como nas montanhas. Enquanto isso, a equipe de terra recolhe o cabo, enrolando-o novamente no carretel do guincho.

2- Aero-towing
Esta modalidade de reboque se assemelha bastante a operação realizada por planadores, ou seja, a asa é rebocada por um ultraleve ou um trike (asa delta com motor). Um cabo de aproximadamente 70 m liga a asa ao ultraleve. O piloto do ultraleve dá a partida iniciando a corrida no chão e o piloto da asa começa a correr. Com a tração, a asa decola e em seguida o ultraleve também decola. O ultraleve vai rebocando a asa até que encontrem uma térmica. Ao entrar na térmica, o piloto da asa se desconecta do cabo e inicia o vôo livre.

3- Boat Towing
Uma terceira modalidade se chama "boat towing" e como o nome já diz, consiste no reboque da asa por uma lancha. Esse sistema é bem semelhante ao truck towing porém é necessário fazer uma série de adaptações na asa delta, para caso seja necessário pousar na água. É uma excelente forma de fazer vôos duplos panorâmicos também, pois os passageiros tendem a se sentir mais seguros voando sobre a água.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
    Ecoturismo
    Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
  • Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes
    Saúde
    Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes
  • Mergulhe na caverna do Abismo Anhumas, em Bonito (MS)
    Ecoturismo
    Mergulhe na caverna do Abismo Anhumas, em Bonito (MS)
  • Carolina! Uma pequena e charmosa cidade no Maranhão
    Lugares
    Carolina! Uma pequena e charmosa cidade no Maranhão
  • Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
    Lugares
    Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
  • Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem
    Canoagem
    Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem