Aprendendo a voar: Saiba como são os cursos de asa-delta

Tema:Asa-delta
Autor: Chico Santos
Data: 3/2/2004

Aprendendo a voar

Os cursos de vôo livre são realizados em pequenos morros. O aluno inicia correndo com a asa no plano para aprender à equilibrá-la no ombro e aprender a dar o stol final, para parar a asa.

Na seqüência, começa, aos poucos, a subir um pequeno morro. Primeiro começa a correr de 2 ou 3 m de altura, depois vai subindo progressivamente, conforme for demonstrando entrosamento com os comandos exigidos pelo instrutor.

Somente aí é que ele começa a tirar os pés do chão. Após algumas aulas, o aluno já estará fazendo pequenos vôos decolando de mais ou menos 50m de altura. Até este ponto, ele utiliza o equipamento do curso. Após chegar no alto do morrinho ele deve comprar sua própria asa e fazer mais algumas aulas deste mesmo morro.

Quando já estiver demonstrando domínio sobre a asa, o instrutor encaminhará para um morro intermediário, com aproximadamente 150m de altura e bastante área de pouso. Será daí que ele irá fazer seu primeiro vôo de verdade.

Somente depois de ter feito de 5 a 10 vôos deste morro intermediário é que o aluno estará liberado para decolar de rampas oficiais. Mesmo assim, ainda deverá fazer uns 5 vôos monitorado por seu instrutor, antes de ser completamente liberado.

Existe também uma nova técnica, que consiste em fazer o curso através de vôo duplo. No início, o instrutor decola e pousa a asa e o aluno pilota durante o meio do vôo. Após alguns vôos, o aluno passa a decolar e voar, mas o instrutor continua pousando a asa. Somente após vários vôos é que o aluno decola, voa e pousa a asa, mesmo assim ainda acompanhado pelo instrutor. Depois de estar fazendo todo o ciclo perfeitamente o aluno parte para seu primeiro vôo solo, monitorado pelo instrutor.

» Relação de escolas





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Conheça algumas dicas para mergulhar e aproveitar o verão
    Mergulho
    Conheça algumas dicas para mergulhar e aproveitar o verão
  • Conheça a Estrada Parque no Pantanal Sul: uma estrada histórica
    Trilha Off-road
    Conheça a Estrada Parque no Pantanal Sul: uma estrada histórica
  • Parque Nacional da Serra dos Órgãos: paraíso perto do Dedo de Deus
    Ecoturismo
    Parque Nacional da Serra dos Órgãos: paraíso perto do Dedo de Deus
  • A emoção de descer uma cachoeira de 80 metros
    Canyoning
    A emoção de descer uma cachoeira de 80 metros
  • Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
    Ecoturismo
    Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
  • Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes
    Saúde
    Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes