Acessórios para pedalar no campo, na praia e na cidade

Tema:Biking
Autor: Redação
Data: 9/9/2009

Para pedalar, seja na cidade, no campo ou na praia, a utilização de alguns acessórios facilita a vida do ciclista. Desde a simples caramanhola até o alforje e mala-bike, tudo pode ser providenciado ou adaptado para o conforto e praticidade do esportista.

Capacete - é indispensável até para pedalar até a esquina de casa. Protege a cabeça e há marcas que são certificadas pelo CPSC Safety, um órgão internacional que atesta sua segurança. Alguns modelos podem ser mais aerodinâmicos, dentre essas marcas estão a Giro, Rudy Project e Bell. Outras boas marcas são Cratone, Trek, Prowell, entre outros.

Luvas - para segurar a transpiração e para proteger as mãos de calosidades. As mais acolchoadas proporcionam mais conforto e de neoprene segura mais o calor. As luvas com fio de Coolmax secam rápido.

Óculos - Para proteger do sol, galhos, pedras que voam do seu pneu ou lama atirada por outras bikes.

Bermuda de ciclismo - com tecido derivados da Lycra, são mais utilizadas que as calças, pois mesmo no frio, os ciclistas usam as bermudas por cima das calças. Essas bermudas tem um acolchoado ou gel na parte há atrito com o banco, aliviando o contato do ciclista com o selim.

Caramanhola - garrafinha típica de ciclismo, para armazenar líquidos, com bico especial para não dar um banho no ciclista pedalando. Deve ser colocada presa ao quadro da bicicleta, mediante suporte específico. . Os modelos mais simples são de plástico e há os de alumínio revestido, que mantém a temperatura do líquido.

Farol dianteiro - luz! De noite, nada mais essencial. Preso no guidão, a luz branca, seja de lâmpada incandescente ou halogênio, é um acessório de segurança também. Há várias marcas e modelos resistentes a água, como das marcas Cateye, Zefal, Sigma, dentre outras.

Estrobo traseira - é uma luzinha vermelha que pode piscar ou ficar estática, semelhante ao farol traseiro de um carro. Mais que acessório, é um equipamento de segurança para sinalização noturna do ciclista. Deve ser utilizado principalmente na cidade, para visualização de motoristas, e nas trilhas noturnas, para localização dos colegas ciclistas.

Ciclocomputador - é um aparelho que determina distâncias percorridas, horário comum e tempo de pedalada. Essencial num passeio guiado por planilhas, em um reconhecimento de trilha e numa viagem de cicloturismo.

Buzina - bem, para buzinar! os modelos mais simples utilizam o ar normal e fazem um som mais baixo. Já os modelos de ar comprimido, que parecem uma garrafa de água presa ao quadro, fazem um barulho melhor.

Firma-pés ou pedaleira - armação de plástico preso ao pedal, em que o pé é encaixado para maior aproveitamento da força de pedalada.

Sapatilhas - um tipo de tênis especial com clip na sola, para travar no pedal, que tem de ser próprio para este acessório. É recomendável alguma experiência e agilidade para se usar a sapatilha.

Pedal SPD - pedal com encaixe específico para o clip da sapatilha.

Bolsa de selim - para guardar ferramentas, kit remendo e câmara reserva.

Bolsa para quadro - a mesma função da bolsa de selim, ou seja, guardar para ferramentas. Como tem maior capacidade, dá até para guardar lanches e barrinhas de cereais num passeio de mais demorado.

Bagageiro - colocado atrás do pneu traseiro, é uma armação de alumínio ou outro metal própria para se amarrar agasalhos, pequenas mochilas e os alforjes.

Alforge - duas bolsas especialmente desenvolvidas para serem amarradas no bagageiro. Com capacidade variando de 30 a 70 litros, são indicadas para cicloturismo de longa duração, pois não sobrecarregam o ciclista com mochilas pesadas.

Bar-end - confeccionados em vários materiais (aço, alumínio, fibra de carbono e titânio), são uma barrinha em cada manete, que mudam a pegada no guidão. Facilitam a pegada nas subidas, mantendo o equilíbrio no ciclista.

Pára-lamas - colocado sobre os pneus dianteiro e traseiro, protegem o ciclista de sujeiras lançadas pelos pneus. Indicado para quem usa a bicicleta como transporte, na cidade.

Mala bike - de nylon grosso, tipo Rip Stop, PVC ou Supertex, é uma boa proteção para as bicicletas contra chuvas, arranhões e danificação de peças quando transportadas em aviões, ônibus ou caminhões.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • A emoção de um vôo de acrobacia em avião da Segunda Guerra
    Aviação
    A emoção de um vôo de acrobacia em avião da Segunda Guerra
  • Torres: a beleza e perfeita harmonia entre natureza e cidade
    Ecoturismo
    Torres: a beleza e perfeita harmonia entre natureza e cidade
  • A magia de Alto Paraíso na Chapada dos Veadeiros
    Lugares
    A magia de Alto Paraíso na Chapada dos Veadeiros
  • Como andar de bike com segurança em grandes cidades? Veja dicas
    Dicas
    Como andar de bike com segurança em grandes cidades? Veja dicas
  • Subwing: Experimente a sensação de voar debaixo d'água
    Mergulho
    Subwing: Experimente a sensação de voar debaixo d'água
  • Ubajara: um oásis em meio ao sertão cearense
    Ecoturismo
    Ubajara: um oásis em meio ao sertão cearense