Anfíbios ameaçados de extinção no Brasil é muito menor do que o divulgado

Tema:Ecologia
Autor: Fapesp
Data: 27/10/2005

A situação em alguns ambientes – e para algumas espécies – pode até estar realmente adversa, mas o número de anfíbios ameaçados de extinção no Brasil é muito menor do que o divulgado pela revista Science.

Publicado em 2004, o estudo estava baseado nos dados da Avaliação Global dos Anfíbios (GAA, na sigla em inglês) e afirmava que a lista de anfíbios ameaçados de extinção no Brasil tinha mais de cem espécies. “Eles superestimaram os números de espécies ameaçadas. Isso ocorreu por um erro metodológico”, disse Célio Haddad, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O pesquisador assina o novo artigo, publicado no mês passado também pela Science. Além de Haddad, participaram da redação do comentário técnico Bruno Pimenta, Carlos Alberto Cruz e José Pombal Jr., todos do Museu Nacional do Rio de Janeiro, e Luciana Nascimento, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. A edição traz também uma tréplica publicada na revista, que não retificou os dados apresentados em 2004.

“A lista do GAA tinha 110 espécies. A nossa, que inclusive foi bastante discutida entre a comunidade científica, tem 24 ameaçadas de extinção”, afirma Haddad. Segundo ele, algumas das espécies apresentadas no estudo estrangeiro são bastante comuns em algumas regiões brasileiras.

“É o caso da Physalaemus atlanticus, que pode ser encontrada de Santos, no litoral paulista, até Parati, no Rio de Janeiro”, diz. De acordo com Haddad, são vários os exemplos de espécies consideradas ameaçadas pelo GAA que são abundantes e apresentam ampla distribuição no Brasil.

O pesquisador da Unesp explica que nem mesmo a tese de que os anfíbios estão em acentuado declínio no mundo todo deve ser totalmente aceita. “Em alguns casos, faltam dados para se afirmar isso. Apenas em determinadas situações essa queda pode ser constatada”, afirma.

O comentário Status and trends of amphibian declines and extinctions worldwide pode ser lido no site da revista Science de 23 de setembro, em www.sciencemag.org.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
    Ecoturismo
    Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
  • Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes
    Saúde
    Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes
  • Mergulhe na caverna do Abismo Anhumas, em Bonito (MS)
    Ecoturismo
    Mergulhe na caverna do Abismo Anhumas, em Bonito (MS)
  • Carolina! Uma pequena e charmosa cidade no Maranhão
    Lugares
    Carolina! Uma pequena e charmosa cidade no Maranhão
  • Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
    Lugares
    Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
  • Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem
    Canoagem
    Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem