Zôo Tropical de Manaus registra nascimento de 250 tartarugas da Amazônia

Tema:Ecologia
Autor: Redação 360 Graus
Data: 15/2/2006

O tradicional censo do Zôo Tropical Manaus alcançou o expressivo número de 250 filhotes de quelônios. Realizado anualmente no final do ano, o censo é um resumo do plantel de animais do zoológico, encaminhado a SZB - Sociedade de Zoológicos do Brasil e ao IBAMA. O censo de quelônios teve que ser realizado em fins de janeiro pois a seca que afligiu a Amazônia dificultou o esvaziamento do tanque e a reposição de água diretamente do rio Negro.

Os 250 filhotes (180 tartarugas da Amazônia - Podocnemis expansa e 70 tracajás - Podocnemis unifilis) são cria dos quelônios identificados no censo do ano anterior. Os filhotes mediam aproximadamente 4 cm e foram repassados para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais renováveis / IBAMA - AM, para posteriormente serem soltos nos rios, seu habitat natural.

A tartaruga da Amazônia é o maior quelônio de água doce da América do Sul e esteve na lista das espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Infelizmente é um animal muito apreciado na culinária local. Seu peso pode chegar a 60 kg atingindo 82-90 cm de comprimento de carapaça. Em média cada fêmea coloca 115 ovos que ficam incubados nas praias por 45 a 60 dias. Já os filhotes de tracajá têm como característica, manchas amarelas bem visíveis na região cefálica. As manchas vão desaparecendo conforme o desenvolvimento do animal e acabam por sumir completamente na fase adulta. O tracajá faz uma postura de 20 ovos aproximadamente que ficam incubados por um período de 47 dias. Quando adulto pode chegar a 45 cm e pesar 8 Kg.

Apesar de ter como inimigos naturais quando filhotes, os urubus, as piranhas, os jacarés, os jaús e alguns peixes grandes, o homem é seu maior inimigo. O IBAMA através da Portaria número 142/92 de 30 de dezembro de 1992 visa controlar efetivamente as transações comerciais envolvendo essas espécies considerando a importância sócio-econômica dos quelônios para as comunidades que residem nas áreas de distribuição geográfica.

O Complexo Tropical Manaus conta com Zoológico credenciado pelo IBAMA e que expõe, desde 1976, exemplares da fauna e flora amazônica. Dentro de uma área verde de aproximadamente 20.000 m2, a vegetação é composta por árvores frutíferas para a alimentação dos animais e arbustos todos identificados, proporcionando um ambiente agradável e próximo ao habitat natural. Atualmente o Zoológico representa um Centro de Conservação e Educação Ambiental, deixando de ser apenas expositor de fauna. São mais de 100 espécimes da fauna amazônica, distribuídas entre aves, mamíferos e répteis, todas doadas por particulares e pelo IBAMA. O Programa de Educação Ambiental recebe escolas de Manaus em visitas monitoradas pela bióloga responsável, onde são repassados conceitos sobre biologia e ecologia das espécies. A equipe de profissionais é formada por: biólogo, veterinário e tratadores treinados para o tratamento dos animais, que recebem uma dieta balanceada suprindo as necessidades nutricionais de cada espécie.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Você conhece a Ilha do Cardoso? Um paraíso no litoral paulista
    Lugares
    Você conhece a Ilha do Cardoso? Um paraíso no litoral paulista
  • Kit de primeiros socorros: você sabe o que levar ou como montar?
    Saúde
    Kit de primeiros socorros: você sabe o que levar ou como montar?
  • No Dia do Aviador, veja curiosidades sobre a vida de Santos Dumont
    Aviação
    No Dia do Aviador, veja curiosidades sobre a vida de Santos Dumont
  • Conheça algumas dicas para mergulhar e aproveitar o verão
    Mergulho
    Conheça algumas dicas para mergulhar e aproveitar o verão
  • Conheça a Estrada Parque no Pantanal Sul: uma estrada histórica
    Trilha Off-road
    Conheça a Estrada Parque no Pantanal Sul: uma estrada histórica
  • Parque Nacional da Serra dos Órgãos: paraíso perto do Dedo de Deus
    Ecoturismo
    Parque Nacional da Serra dos Órgãos: paraíso perto do Dedo de Deus