Saiba mais sobre o ecossistema da Caatinga

Tema:Ecologia
Autor: Redação 360 Graus
Data: 26/4/2006

O nome Caatinga vem do Tupi–Guarani e significa Mata Branca. Na época da seca sua aparência é acinzentada, com predominância de “manchas de florestas secas”. Após as chuvas, um tom esverdeado renasce em todas as folhagens, misturando-se ao colorido das flores do sertão e formando um visual fascinante.

A área que esse ecossistema ocupa é de aproximadamente 750 mil km2 - o que corresponde a 7% do território nacional -distribuídos pelos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e norte de Minas Gerais. Sem contar com a riqueza da fauna existente, pois são cerca de 930 espécies de plantas, 510 de aves, 210 espécies de peixes e 143 de mamíferos.

A natureza mostra sua inteligência em todos os momentos. Na época da seca as plantas perdem suas folhas – para reduzir a perda de água por transpiração – e fazem uso do sistema de raízes bem desenvolvidas, que aumentam a capacidade de água do solo. São reconhecidos, no total, doze tipos de diferentes caatingas que chamam a atenção, em especial, pelas suas adaptações nos habitats do semi-árido.

Esse rico bioma presta valiosos serviços ambientais ao Planeta Terra, como: o sequestro de carbono do ar atmoférico, a manutenção de padrões regionais de clima, a preservação da água e do solo, além de participar do equilíbrio geral do ecossistema.

No entanto, esse ecossistema de grande valor para a humanidade não escapa das garras da devastação, pois as maiores ameaças à biodiversidade da caatinga estão no extrativismo de madeira, onde a lenha é usada extensivamente como fonte energética no semi-árido, além da remoção da vegetação nativa para uso da pecuária e fruticultura, caça e pesca predatórias, extração não sistemática de fitoterápicos, uso de técnicas agrícolas inadequadas, como as queimadas e o desmatamento.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
    Parques
    Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
    Ecoturismo
    Parque da Restinga de Jurubatiba. Equilíbrio Biológico Global
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
  • Rio Araguaia: uma das mais belas e principais paisagens brasileiras!
    Destinos
    Rio Araguaia: uma das mais belas e principais paisagens brasileiras!
  • Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
    Lugares
    Parati: charmosa, elegante e cheia de histórias de aventuras
  • Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses reserva muitas atrações
    Ecoturismo
    Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses reserva muitas atrações