O tratado da Antártida

Tema:Ecologia
Autor: Chris Bueno
Data: 9/10/2008

Devido às suas condições extremas, o continente Antártico é considerado desabitado (com excessão dos cientistas que fazem pesquisas da região). Mas essas condições não diminuiram a curiosidade e a cobiça sobre o continente, e até pouco tempo atrás vários países reinvidicavam a posse de um “pedaço” da Antártida: Inglaterra, Argentina, Estados Unidos, Japão, Rússia e até o Brasil.

Para entrar em um acordo e colocar um fim na disputa internacional pela área, foi firmado, em 23 de junho de 1961, o Tratado da Antártida. No acordo, os países se comprometiam a suspender suas reivindicações por período indefinido, permitindo a liberdade de exploração científica do continente, em regime de cooperação internacional. Assim, o continente passou a ser considerado politicamente neutro. O tratado foi assinado originalmente por 12 países, e hoje possui 45 integrantes. O Brasil entrou para o grupo em 1975 e, desde 1983, é parte consultiva do grupo, ou seja, com direito a voto.

O tratado evolui com o tempo, levando em conta os princípios de paz, preservação ambiental e coleta de informações científicas. Em 1991, houve um aprimoramento das diretrizes, quando os países assinaram o Protocolo ao Tratado da Antártida para Proteção ao Meio Ambiente, também conhecido como Protocolo de Madri. Ele transformou a Antártida em uma área de preservação científica, estabeleceu a liberdade de investigação científica, a proteção ambiental e baniu exercícios militares no continente, proibindo o uso de armas na região. O documento tornou a região uma reserva natural, dedicada à paz e à ciência. A principal decisão do acordo é proibir por 50 anos (até 2047) a exploração econômica dos recursos minerais.

Nesta reportagem:

» A importância da Antártida para o mundo
» Ar condicionado global
» O tratado da Antártida
» A Antártida
» O Brasil no continente gelado





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
    Ecoturismo
    Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
  • Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes
    Saúde
    Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes
  • Mergulhe na caverna do Abismo Anhumas, em Bonito (MS)
    Ecoturismo
    Mergulhe na caverna do Abismo Anhumas, em Bonito (MS)
  • Carolina! Uma pequena e charmosa cidade no Maranhão
    Lugares
    Carolina! Uma pequena e charmosa cidade no Maranhão
  • Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
    Lugares
    Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
  • Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem
    Canoagem
    Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem