Carros elétricos nas ruas

Tema:Ecologia
Autor: Chris Bueno
Data: 22/10/2008

Os carros elétricos utilitários que já estão sendo comercializados pelo mundo podem ser encontrados em modelos que vão do esportivo ao pequeno modelo urbano. Apesar das grandes indústrias automobilísticas estarem investindo cada vez mais nos veículos elétricos, os que já estão em circulação vêm de empresas inovadoras menores e ainda pouco conhecidas.

Um dos primeiros modelos desenvolvidos, que já está à venda desde 2004, é o Fetish, da empresa francesa Venturi. O Fetish possui autonomia de 250 km, e é feito artesanalmente para uma clientela exclusiva (o que justifica seu preço de 297.000 euros – cerca de R$ 860.000). Um modelo mais acessível é o Ze-0, lançado este ano pela empresa inglesa Nice Car Company. O Ze-0 é um modelo econômico destinado a famílias de até cinco pessoas, com preço a partir de 14.000 libras (aproximadamente R$ 52.000) e autonomia de 64 quilômetros.

Outro modelo popular é o Reva, da empresa indiana Reva Electric Car Company. O Reva possui autonomia de 80 quilômetros e está há quatro anos no mercado. Este carro já teve mais de 2.500 unidades vendidas em países como Inglaterra, Índia, Noruega e Espanha. Em breve, será lançado no Brasil, onde já foi homologado pelo Detran e deverá custar entre R$ 55.000 a R$ 70.000.

O ano de 2009 contará com o lançamento de vários modelos elétricos, como o Fisker Karma, o Lightning GT e o Miles XS500. O Fisker Karma, da empresa norte-americana Fisker Automotive, é um esportivo de luxo capaz de percorrer 80 quilômetros só abastecido pela bateria. O modelo também tem um painel para captação solar opcional a ser instalado no teto. O Lightning GT, fabricado pela empresa inglesa Lightning Car Company, pode ser carregado em 10 minutos para uma autonomia de 320 quilômetros. O Miles XS500, da empresa norte-americana Miles, tem autonomia de 193 km/h.

As grandes montadoras e o carro elétrico

Nessa nova onda dos carros elétricos, é claro que as grandes montadoras não poderiam ficar para trás. Apesar das pequenas empresas terem saído na frente no desenvolvimento de veículos utilizando esta fonte de energia, as grandes indústrias automobilísticas também estão investindo pesado neste tipo de automóvel. A maioria das grandes empresas preferiu comprar essas empresas menores - como foi o caso da norte-americana Ford, que comprou a norueguesa TH!NK. Porém outras, como as norte-americanas Tesla Motors e a GM, preferiram desenvolver seus próprios veículos elétricos.

A Tesla Motors lançou este ano seu carro elétrico, o Tesla Roadster. O veículo aposta na eficiência do motor para garantir maior autonomia – cerca de 400 quilômetros. O Roadster também vem equipado com o "carregador de viagem", que permite recarregar a bateria facilmente (basta plugá-lo em qualquer tomada). A carga completa da bateria leva quatro horas, mas com duas horas de recarga já é possível percorrer 160 quilômetros. Com este desempenho, design arrojado e um interior luxuoso, o carro não sai por menos de US$ 100 mil (aproximadamente R$ 220.000).

A GM está fazendo muito barulho para o lançamento do seu carro elétrico, o Chevrolet Volt. Em vez de conciliar um motor elétrico e um a gasolina para o movimento, o Volt usa apenas o elétrico na locomoção (e um a gasolina para recarga). A carga completa da bateria levará seis horas, e terá autonomia de mais de 60 quilômetros. Se a distância a percorrer for maior, o motor a gasolina com turbocompressor se encarrega de funcionar para repor a carga das baterias e permitir que o carro continue rodando. Isso permite que o carro, com o tanque de 54,5 l de combustível, tenha autonomia de 1.030 km. Mas o grande diferencial do carro é que seu motor é flexível em combustível, podendo utilizar gasolina, álcool ou mesmo diesel. O lançamento do Volt está programado para 2011, e seu preço ainda não foi divulgado.

Conversão caseira

No entanto, uma grande parte dos carros elétricos nas ruas hoje é de veículos de conversão "caseira”. Ou seja, pessoas querem ter um carro elétrico devido a suas inúmeras vantagens, transformam seus tradicionais veículos à gasolina ou a álcool, adaptando-os para receber um motor elétrico nos seus quintais e garagens. Há muitos sites que ensinam como fazer a conversão, e indicam como e onde adquirir as peças necessárias. Existem kits de conversão à venda em lojas especializadas, e até mesmo em sites.

A conversão “caseira” é feita utilizando um veículo (geralmente movido à gasolina) que será a “plataforma” para as alterações. Então, escolhe-se a voltagem em que o sistema vai funcionar (geralmente entre 96 e 192 volts) para definir o número de baterias que o carro vai precisar e qual o tipo de motores e reguladores que serão usados. Depois, é preciso escolher o tipo de bateria será utilizado, que podem ser baterias chumbo-ácido marítimas de ciclo profundo (as mais fáceis de encontrar), baterias de carrinho de golfe ou baterias seladas de alto desempenho. Para fazer as adaptações necessárias, são removidos o motor, o tanque de combustível, o sistema de escapamento, a embreagem e, às vezes, o radiador do carro plataforma. Para finalizar, é instalado no veículo uma placa adaptadora à transmissão, um motor elétrico, regulador, baterias e sistema de recarga.

Essa adaptação é bastante comum, e é muito praticada nos Estado Unidos e na Europa (no Brasil também, só que em uma escala bem pequena). Uma conversão padrão utilizando peças novas custa entre R$ 10.000 e R$ 20.000. Esse preço é compensado com a economia conseguida com um veículo elétrico: o custo por quilômetro da gasolina é de R$ 0,20 (a gasolina custa em torno de R$ 2,40 por litro e um carro faz aproximadamente 12 quilômetros por litro) e o custo por quilômetro do carro elétrico é de cerca de R$ 0,075 (o custo da eletricidade é de R$ 0,50 por kw/h,e a recarga completa ficaria em torno de R$ 6). Ou seja, o custo por quilômetro do carro elétrico é apenas 37,5% daquele do carro a gasolina. Sem contar nas outras vantagens, como ser um veículo não poluente e muito silencioso.

Nesta reportagem:

» Carros elétricos, veículos não poluentes, silenciosos e econômicos
» Carros elétricos - a evolução da indústria
» Carros elétricos nas ruas
» Como funciona um carro elétrico
» Carros elétricos, uma história cheia de conspirações





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Você conhece a Ilha do Cardoso? Um paraíso no litoral paulista
    Lugares
    Você conhece a Ilha do Cardoso? Um paraíso no litoral paulista
  • Kit de primeiros socorros: você sabe o que levar ou como montar?
    Saúde
    Kit de primeiros socorros: você sabe o que levar ou como montar?
  • No Dia do Aviador, veja curiosidades sobre a vida de Santos Dumont
    Aviação
    No Dia do Aviador, veja curiosidades sobre a vida de Santos Dumont
  • Conheça algumas dicas para mergulhar e aproveitar o verão
    Mergulho
    Conheça algumas dicas para mergulhar e aproveitar o verão
  • Conheça a Estrada Parque no Pantanal Sul: uma estrada histórica
    Trilha Off-road
    Conheça a Estrada Parque no Pantanal Sul: uma estrada histórica
  • Parque Nacional da Serra dos Órgãos: paraíso perto do Dedo de Deus
    Ecoturismo
    Parque Nacional da Serra dos Órgãos: paraíso perto do Dedo de Deus