Descubra a beleza exótica do Pantanal

Tema:Ecoturismo
Autor: Chris Bueno
Data: 18/10/2009

Maior área alagável do planeta, santuário ecológico da humanidade, declarado Reserva da Biosfera pela Unesco em 2000, o Pantanal possui uma das biodiversidades mais ricas do planeta. São 656 espécies de aves, 263 de peixes, 122 de mamíferos e 93 de répteis. A maioria dessas espécies vive às margens do rio Paraguai, uma bacia irrigada por 150 rios que enche de novembro a abril e depois seca lentamente, enquanto a água escorre devagar numa planície com uma inclinação leve de dois centímetros por quilômetro.

Esse é apenas um pequeno panorama da grandiosidade do Pantanal, uma das mais exuberantes paisagens brasileiras. Seus habitantes costumam dizer que o Pantanal é “verde de doer a vista”. Pode-se dizer que ele é “bonito de doer a vista” também. Este verdadeiro patrimônio ecológico, habitado por incontáveis espécies de mamíferos e répteis, de aves e peixes, tem uma vegetação exuberante e é um dos mais belos espetáculos da Terra.

O Pantanal Mato-Grossense ocupa a parte oeste dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, perfazendo 1,8% do território nacional. Estende-se ainda por parte do Paraguai, Bolívia e Argentina, onde é conhecido como chaco. É a maior planície de inundação contínua do planeta, com uma extensão de 250 mil km2, e é coberto por vegetação em sua maior parte aberta, que configura uma das mais ricas e completas reservas de vida selvagem do planeta.

A região é constituída por terrenos arenosos em sua maior parte, cuja formação teve início na era Cenozóica, no período Terciário, há cerca de 5 e 2 milhões de anos atrás. Durante essa era houve intensa movimentação da crosta terrestre, o que provocou a elevação dos Andes e como conseqüência o rebaixamento da planície pantaneira. Assim, o Pantanal é uma imensa bacia de sedimentação intercontinental, podendo ser considerado um grande delta interno, onde se acumulam as águas do alto Paraguai e de rios que descem do Planalto. O Pantanal também conta com uma das maiores redes fluviais do Brasil: é atravessado pelo rio Paraguai e por alguns de seus afluentes, como os rios São Lourenço, Sepotuba, Taquari, Miranda, Negro e Nabileque.

Água
Apesar de se situar em uma área de clima semi-árido e árido, o Pantanal desenvolve-se graças a abundância de suas águas. Aliás, toda a vida e a economia pantaneiras estão ligadas de alguma forma a essa abundância de água, com suas chuvas e inundações.

Nas épocas de chuvas (de novembro a março), ocorrem as cheias dos rios e o conseqüente alagamento do Pantanal: as depressões são inundadas, formando extensos lagos, chamados de baías, de extrema beleza. Algumas dessas baías são alcalinas, e dependendo das algas que ali se desenvolvem, apresentam diferentes cores em suas águas (matizes de verde, amarelo, azul, vermelho ou preto) – o que contribui para deixar o espetáculo ainda mais exuberante.

Com a subida das águas, volumosa quantidade de matéria orgânica é carregada pela correnteza a grandes distâncias. Durante a vazante, esses detritos são depositados nas margens e praias de rios, lagoas e banhados, passando a se constituir em elementos fertilizantes do solo.

Esportes de aventura
Por ser um local exótico e de beleza exuberante, o Pantanal é um cenário perfeito para esportes de aventura. A região já serviu de palco para diversas competições, como a Volta Ciclística do Pantanal, realizada anualmente, os Jogos Internacionais de Aventura do Pantanal e o X-Pantanal, competição de vôo livre, além de rallies e corridas de aventura. É possível praticar várias atividades no local, que vão de rapel à parapente, passando por ciclismo e canoagem. Porém a atividade mais praticada na região é o Ecoturismo, devido às inúmeras maravilhas que o Pantanal abriga. De qualquer forma, toda atividade deve ser realizada com acompanhamento profissional de instrutores, monitores ou guias, e com extremo respeito a um ambiente tão delicado.

Nesta reportagem:

» Descubra a beleza exótica do Pantanal
» A fauna e a flora do Pantanal





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Conheça algumas dicas para mergulhar e aproveitar o verão
    Mergulho
    Conheça algumas dicas para mergulhar e aproveitar o verão
  • Conheça a Estrada Parque no Pantanal Sul: uma estrada histórica
    Trilha Off-road
    Conheça a Estrada Parque no Pantanal Sul: uma estrada histórica
  • Parque Nacional da Serra dos Órgãos: paraíso perto do Dedo de Deus
    Ecoturismo
    Parque Nacional da Serra dos Órgãos: paraíso perto do Dedo de Deus
  • A emoção de descer uma cachoeira de 80 metros
    Canyoning
    A emoção de descer uma cachoeira de 80 metros
  • Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
    Ecoturismo
    Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
  • Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes
    Saúde
    Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes