Os melhores points de Paulo Afonso para quem gosta de aventura

Tema:Ecoturismo
Autor: Adriana Fernandes
Data: 15/9/2010

Canyon
É formado por um vale profundo, escavado na rocha. As encostas apresentam-se com diversas formas de relevo formadas pela ação erosiva da água e dos ventos. O Canyon pode ser apreciado de inúmeros locais com destaque para a vista a partir da Ponte Metálica que liga os Estados da Bahia e Alagoas na BR-110.

O local é uma parte alta do Vale, que se inicia no lago Moxotó, a partir da Cachoeira de Paulo Afonso, e vai até as proximidades da cidade de Piranhas, em Alagoas. O canyon apresenta profundidades variadas que vão de 30 até 170 metros, extensão de 65 quilômetros (sendo considerado o maior canyon navegável do mundo) e largura também variável, entre 50 e 330 metros.

O canyon do Rio São Francisco, pode ser apreciado em inesquecível passeio de catamarã, com locais para banhos e mergulhos. No Canyon são praticadas diversas modalidades de esportes de ação, como: rappel, tirolesa, canyoning, escalada e outros.

Cachoeira de Paulo Afonso
A Cachoeira de Paulo Afonso é formada por diversas quedas d'água que se espalham pela rocha granítica, recortada em plataformas assemelhando-se a imensos degraus. O abundante volume de água cai sobre os "degraus" formando imensas áreas de espumas muito brancas que descem pela rocha a uma altura de aproximadamente 80 metros.

Dentre as inúmeras quedas d'água destaca-se a do "Véu da Noiva". Com a construção das Usinas, as águas que formam a cachoeira foram represadas, permanecendo apenas um pequeno volume, o que permite observar melhor o belo conjunto de rochas polidas pelas águas durante milhares de anos. Em épocas programadas, as comportas da barragem são abertas num espetáculo de impressionante beleza. O acesso só é permitido com acompanhamento de guias.

Mirante da Cachoeira Localizado na Ilha do Urubu, o mirante possui uma grande área verde, com jardins ornamentais e diversas pontes transpondo canyons e corredeiras. Num dos jardins está a estátua do poeta Castro Alves, em bronze, bem como, uma estrofe de seu poema em homenagem à Cachoeira, "Espumas Flutuantes".

Outra placa de bronze homenageia a visita de D. Pedro II, em 1859. A área possui um bar construído em estilo rústico, sob uma torre de transmissão. Do mirante avista-se a primeira usina hidrelétrica do Nordeste, construída por Delmiro Gouveia em 1913, a "Angiquinho". À esquerda estão as belas quedas d'água da Cachoeira de Paulo Afonso, com aproximadamente 100 metros de altura apreciadas apenas em épocas programadas, quando as comportas da barragem são abertas. Avista-se, ainda, o canyon do Rio São Francisco, com seus paredões de rochas graníticas, com altura aproximada de 80 metros.

Bondinho
Bonde aéreo com capacidade para oito pessoas. Situado a cerca de 80 metros de altura, o bondinho percorre uma extensão de 360 metros, ligando a cidade de Paulo Afonso, localizada na margem direita do Rio São Francisco, ao município de Delmiro Gouveia, em Alagoas, localizado na outra margem.

Durante o trajeto tem-se uma visão da Cachoeira de Paulo Afonso, das Tomadas de Água das Usinas PA I, II e III, dos Vertedouros da Usina PA IV e da Ponte Metálica que liga os Estados de Bahia e Alagoas (uso exclusivo da CHESF), bem como da furna do Morcego (esconderijo do Cangaceiro Lampião) e do Salto do Croatá.

O teleférico funciona todos os dias, no horário das 8 às 17h. Durante o Eco Esportes Radicais é praticado rappel no bondinho, por equipes especializadas.

Prainha
Em seu entorno existe amplo estacionamento com uma boa arborização, além de 16 quiosques (bares) que oferecem comidas típicas, peixes, moluscos e crustáceos. Possui também quadra poliesportiva, pedalinhos, aluguel de lanchas e banana-boat.

A praia tem extensão de aproximadamente dois quilômetros. É propícia para banho e esportes náuticos, onde são realizados campeonatos de prancha a vela e jet ski. Possui marina para ancoragem de embarcações.

Nesta reportagem:

» Esportes de aventura, belas paisagens e muita diversão – Conheça Paulo Afonso!
» Os melhores points de Paulo Afonso para quem gosta de aventura
» Reserva Biológica de caatinga do Raso da Catarina é a única no mundo
» Usinas Hidrelétricas são construídas em meio à vegetação
» Arquitetura e monumentos são outras atrações de Paulo Afonso
» A tradição da cidade é exposta no artesanato e folclore
» Como chegar em Paulo Afonso
» Ecoturismo - Trilhas
» Natureza exuberante é o local perfeito para a prática de esportes radicais
» Dicas de Hospedagem e Alimentação
» Galeria de Fotos Paulo Afonso





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Serra Gaúcha, um belo roteiro para quem gosta de trekking
    Trekking
    Serra Gaúcha, um belo roteiro para quem gosta de trekking
  • Interior paulista abriga a maior Gruta de Granito do Brasil
    Caving
    Interior paulista abriga a maior Gruta de Granito do Brasil
  • Você conhece a Ilha do Cardoso? Um paraíso no litoral paulista
    Lugares
    Você conhece a Ilha do Cardoso? Um paraíso no litoral paulista
  • Bariloche: um cenário perfeito para muita diversão e boas aventuras
    Viagens
    Bariloche: um cenário perfeito para muita diversão e boas aventuras
  • Dicas de cicloturismo em São Paulo e arredores
    Pedalando...
    Dicas de cicloturismo em São Paulo e arredores
  • Conheça todas as dicas para uma trilha incrível na Serra do Cipó
    Biking
    Conheça todas as dicas para uma trilha incrível na Serra do Cipó