Cientistas descobrem ossos que esticam idade do homem para 195 mil anos

Tema:Expedições
Autor: Agência FAPESP
Data: 22/2/2005

Uma nova pesquisa arqueológica acaba de acrescentar mais algumas dezenas de milhares de anos na idade do Homo sapiens. O estudo foi feito em fósseis encontrados na região de Kibish, na Etiópia, e está sendo publicado na edição de 17 de fevereiro da revista Nature.

O sítio de Kibish é uma espécie de paraíso arqueológico. Em 1967, ali foram encontrados ossos dos mais antigos homens modernos, com idade estimada em 130 mil anos. Alguns anos depois, novos fósseis foram descobertos de representantes ainda mais velhos do Homo sapiens, com entre 140 mil e 160 mil anos. Agora, o novo estudo indica que os mais antigos representantes da espécie andaram pela região há cerca de 195 mil anos.

“A descoberta puxa consideravelmente para trás o começo dos humanos anatomicamente modernos”, disse um dos autores do estudo, o geólogo Frank Brown, da Universidade de Utah, em comunicado da universidade norte-americana.

Segundo Brown, esticar a existência do homem moderno em cerca de 35 mil anos tem um significado muito importante: “Os aspectos culturais da humanidade, na maioria dos casos, apareceram há cerca de 50 mil anos. Isso significa 150 mil anos de Homo sapiens sem bagagem cultural, sem evidências de que conseguia pescar, costurar ou tocar algum instrumento musical rudimentar. Tudo isso veio muito depois, exceto pelas lâminas feitas de pedra lascada, que surgiram de 50 mil a 200 mil anos atrás, dependendo da teoria na qual se acredita”, disse.

A pesquisa foi conduzida por Brown junto com o também geólogo Ian McDougall, da Universidade Nacional Australiana, e o antropólogo John Fleagle, da Universidade Stony Brook, dos Estados Unidos. O artigo pode ser lido no site da revista Nature, em www.nature.com





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
    Lugares
    Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
  • Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem
    Canoagem
    Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem
  • Boipeba, na Bahia é escolhida como a praia mais bonita do Brasil
    Ecoturismo
    Boipeba, na Bahia é escolhida como a praia mais bonita do Brasil
  • Chile: um destino que promete surpreender por suas infinitas belezas
    Lugares
    Chile: um destino que promete surpreender por suas infinitas belezas
  • Chapada Diamantina revela sua maior preciosidade: a aventura
    Ecoturismo
    Chapada Diamantina revela sua maior preciosidade: a aventura
  • Mergulho em naufrágios: desvende este mistério!
    Mergulho
    Mergulho em naufrágios: desvende este mistério!