Sistema GPS - história e características principais

Tema:Expedições
Autor: Chris Bueno
Data: 7/11/2008

GPS é a sigla para Global Positioning System – em português, Sistema de Posicionamento Global. Esse sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para fornecer dados sobre localização, velocidade e tempo, 24 horas por dia, sob quaisquer condições atmosféricas e em qualquer ponto do globo terrestre, para situações de guerra.

O GPS começou a ser desenvolvido na década de 1960 com o nome de “Projeto NAVSTAR”, mas só foi declarado totalmente operacional em 1995. Devido à suas inúmeras vantagens, acabou se disseminando entre os civis (assim como a Internet, que também tem origem militar).

O GPS pode ser do tamanho de um relógio de pulso ou de um palmtop. Pode ser levado a tiracolo ou instalado no painel de carros, aviões e navios. Podem ter flashs de movimento, cores e alta definição, ou ser simplesmente em branco e preto.

Alguns modelos possibilitam ainda que você descarregue os dados em um computador, transferindo os pontos de navegação em um mapa da região e deixando tudo perfeitamente sinalizado, ou que seja acoplado em um notebook, aumentando em 20 vezes a área de imagem da tela. O equipamento evoluiu e se popularizou tanto, que a variedade disponível no mercado é enorme.

Mas algumas características em comum são encontradas em qualquer aparelho de GPS. Todos os equipamentos possuem receptor de 12 canais; número de waypoints (pontos em uma rota, que podem chegar a 1.000, dependendo do modelo); rotas (alguns equipamentos apresentam até 50 trajetos diferentes); database ou Basemap, que é o banco de dados; e opções de mapas adicionais (MapSource e Metro Guide); além de bússola, barômetro e altímetro, e tábuas das marés.

Outro ponto em comum entre os diversos modelos de aparelho são as funções básicas, como Rota e Go To. A função Rota guia o usuário de um ponto a outro até o destino.

O equipamento indica cada ponto do trajeto a ser percorrido automaticamente – ou seja, sem interferência do usuário – basta que sejam indicados os pontos de partida e chegada desejados. A função Go To, indica diretamente a rota até destino, e ainda permite gravar na memória o deslocamento e retraçar, assim, o caminho de volta ao ponto de partida.

Além disso, um GPS permite armazenar pontos em sua memória, através de coordenadas lidas em um mapa. Os pontos plotados na memória podem ser combinados formando rotas que permitem ao receptor analisar os dados e informar o tempo, horário provável de chegada e distância até o próximo ponto ou até o destino, o rumo que deve ser mantido para chegar ao próximo ponto da rota e muito mais.

Esse é um dos motivos porque o aparelho é cada vez mais usado em competições de aventura. Em um rally de regularidade, por exemplo, o GPS pode ajudar o piloto e o navegador a controlarem o tempo do percurso, além de escolher o melhor trajeto. Em uma regata, garante que o percurso seja feito com maior precisão e calcular o tempo que será gasto para percorrer cada trecho.

Nesta reportagem:

» GPS e os esportes de aventura
» Sistema GPS - história e características principais
» Como funciona o GPS
» Glossário de termos sobre GPS





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Conheça algumas dicas para mergulhar e aproveitar o verão
    Mergulho
    Conheça algumas dicas para mergulhar e aproveitar o verão
  • Conheça a Estrada Parque no Pantanal Sul: uma estrada histórica
    Trilha Off-road
    Conheça a Estrada Parque no Pantanal Sul: uma estrada histórica
  • Parque Nacional da Serra dos Órgãos: paraíso perto do Dedo de Deus
    Ecoturismo
    Parque Nacional da Serra dos Órgãos: paraíso perto do Dedo de Deus
  • A emoção de descer uma cachoeira de 80 metros
    Canyoning
    A emoção de descer uma cachoeira de 80 metros
  • Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
    Ecoturismo
    Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
  • Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes
    Saúde
    Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes