Governo brasileiro lança Política Nacional do Esporte

Tema:Diversos
Autor: Redação 360 Graus
Data: 20/8/2005

O Brasil agora passa a tratar o esporte como uma questão de Estado – um fato inédito na história. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, lançam em São Paulo nesta sexta-feira (19) a Política Nacional do Esporte, construída com base em ampla consulta à sociedade, feita por meio da 1ª Conferência Nacional do Esporte, realizada em 2004, e aprovada em assembléias do Conselho Nacional do Esporte.

A Política Nacional consolida o esporte como direito de todo cidadão, assim como a saúde e a educação. Ela atua em favor da inclusão social – um compromisso político do governo Lula, que logo no início de sua gestão criou o Ministério do Esporte como pasta única. O novo documento lançado defende o forte caráter do esporte como fator de desenvolvimento humano, com ações para a promoção do esporte de base, de alto rendimento – mas com especial atenção ao esporte educacional e como ferramenta de inclusão social.

A participação popular é a essência da Política Nacional do Esporte. Cerca de 83 mil pessoas estiveram envolvidas na construção do texto, por meio da 1ª Conferência Nacional do Esporte em suas fases municipais, regionais, estaduais – e nacional. É uma política feita da sociedade para a sociedade, levando os benefícios da prática esportiva a todas as pessoas, sem distinção de cor, etnia, gênero ou condição sócio-econômica.

Já com base na nova política, os programas e ações do Ministério do Esporte priorizam o apoio ao fortalecimento da prática esportiva dentro da escola pública de ensino fundamental e médio, levando saúde, desenvolvimento humano e o referencial do esporte de alto rendimento, a favor das modalidades esportivas e para-esportivas.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Carolina! Uma pequena e charmosa cidade no Maranhão
    Lugares
    Carolina! Uma pequena e charmosa cidade no Maranhão
  • Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
    Lugares
    Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
  • Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem
    Canoagem
    Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem
  • Boipeba, na Bahia é escolhida como a praia mais bonita do Brasil
    Ecoturismo
    Boipeba, na Bahia é escolhida como a praia mais bonita do Brasil
  • Chile: um destino que promete surpreender por suas infinitas belezas
    Lugares
    Chile: um destino que promete surpreender por suas infinitas belezas
  • Chapada Diamantina revela sua maior preciosidade: a aventura
    Ecoturismo
    Chapada Diamantina revela sua maior preciosidade: a aventura