Dicas para quem está começando no mergulho

Tema:Mergulho
Autor: Tatiana Gerasimenko
Data: 13/9/2010

Os cursos de mergulho livre, em geral, são rápidos. Em dois, três dias, o aluno torna-se apto para afundar mais do que o aparelho de snorkel permite com o ar da superfície. "O snorkeling pode ser usado como uma ferramenta para diminuir o medo da água das pessoas e ser uma excelente forma de iniciar o ensino da natação", explica Sérgio Viegas.

Equipado com máscara, snorkel, nadadeiras e com um colete projetado especificamente para o mergulho livre, uma pessoa, mesmo sem saber nadar, pode iniciar-se na atividade, treinando até na piscina, completa ele.

Viegas diz que, sentindo-se confortável com o equipamento, o mergulhador pode começar a mergulhar em praias tranqüilas ou mesmo represas e braços de rios, ao passo que, com maior experiência, é capaz de praticar em ilhas mais próximas, como Abrolhos, por exemplo.

As técnicas para mergulhar corretamente, desalagamento do snorkel, batimento de nadadeiras e exercícios para melhorar o fôlego são alguns pontos a serem ministrados nestas aulas, como explica Roberto Parola, gerente da operadora Narwhal, de São Paulo.

Os cursos

Para iniciantes o treinamento é feito em locais de baixa profundidade, em águas abrigadas, como a Ilha Anchieta, em Ubatuba – litoral norte de São Paulo. Os alunos buscam aumentar o tempo de mergulho no mar ou lago, baseados nas dicas dos professores para melhorar o condicionamento físico.

Há cursos de mergulho científico, através dos quais o aluno aprende a segurar a respiração de forma a conseguir captar o maior número de informações possíveis da vida marinha.

A caça sub em apnéia também faz sucesso: Luiz Augusto Fernandes, instrutor da operadora Arraial Sub, em Arraial do Cabo (RJ) comenta que dois funcionários da escola participam de competições de caça - em apnéia dinâmica ou estática.

Nesta reportagem:

» Técnicas de apneia melhoram o desempenho no mergulho livre
» Dicas para quem está começando no mergulho
» Fique debaixo d-água!
» Mergulho Livre: águas calmas e quentes





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Chapada Diamantina revela sua maior preciosidade: a aventura
    Ecoturismo
    Chapada Diamantina revela sua maior preciosidade: a aventura
  • Mergulho em naufrágios: desvende este mistério!
    Mergulho
    Mergulho em naufrágios: desvende este mistério!
  • Vídeo: Aventura de balão na Capadócia, Turquia
    Balonismo
    Vídeo: Aventura de balão na Capadócia, Turquia
  • Amazônia tem 'oceano subterrâneo'
    Ecologia
    Amazônia tem 'oceano subterrâneo'
  • Ciclovia do Danúbio atravessa 10 países num cenário encantador
    Bike
    Ciclovia do Danúbio atravessa 10 países num cenário encantador
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil