Escalada do Dedo de Deus: em busca do sonho

Tema:Montanhismo
Autor: Rúbia Camarão, especial para o 360 Graus
Data: 23/8/2002

Sabe quando a gente já não tem mais 18 aninhos, mas nem percebe? Pois é. Esta sou eu. Há alguns anos li uma matéria sobre o Dedo de Deus e pensei: montanha bonita!. Desde então havia arquivado a vontade de estar no seu cume um dia.

Depois de alguns anos, descobri que não conseguiria tirar férias tão cedo, resolvi então faltar em uma sexta-feira qualquer. Como nunca faço isso, decidi: teria que preencher este dia com algo inesquecível. O que poderia ser? Veio então a lembrança e a idéia. Que tal escalar aquele sonho, o Dedo de Deus?

Para alguns, que já estão acostumados a subir paredes com várias cordadas (uma corda tem em média 60m), pode parecer sem graça escalar essa pedra, mas para mim, que sou uma escaladora esportiva (entra em vias curtas e fortes) e que, no máximo, só havia subido duas cordadas, o Dedo era um desafio.

A via escolhida foi a Maria Cebola, rota que todos comentam ser grande a exposição (os grampos são longe um dos outros) e é em aderência (rocha sem grandes agarras, onde literalmente você adere à pedra). Pesquisa na internet, muitos croquis da via - na verdade alguns muito ruins, dicas aqui e ali e tudo certo. Eu já sabia fazer a via, mesmo sem ter estado lá.

Para me acompanhar na escalada, escolhi a Márcia. Já havia prometido algumas vezes de escalarmos juntas e, além do mais, ela era uma pessoa muito legal. Convite feito, a Márcia aceitou na hora. Marcamos o dia da ascensão com antecedência de um mês. Escolhi uma data na lua cheia, que segundo dica do meu marido pescador, não chove e o tempo fica estável.

Escolhemos o que achávamos ser o melhor dia do mês de julho, dia 27, um sábado. Depois de trocarmos muitos emails, concluímos que precisávamos levar alguém que já conhecia a montanha. Convidei um amigo que havia me apresentando a escalada há alguns anos atrás, o Nô. Ele também topou e ficou feliz em voltar ao Dedo.

Nesta reportagem:

» A emoção da escalada do Dedo de Deus após 90 anos da primeira conquista
» Escalada do Dedo de Deus: em busca do sonho
» Escalada do Dedo de Deus: o encontro com a montanha
» Escalada do Dedo de Deus: a via propriamente dita e o cume





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
    Ecoturismo
    Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
  • Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes
    Saúde
    Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes
  • Mergulhe na caverna do Abismo Anhumas, em Bonito (MS)
    Ecoturismo
    Mergulhe na caverna do Abismo Anhumas, em Bonito (MS)
  • Carolina! Uma pequena e charmosa cidade no Maranhão
    Lugares
    Carolina! Uma pequena e charmosa cidade no Maranhão
  • Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
    Lugares
    Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
  • Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem
    Canoagem
    Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem