O remo na raia da USP

Tema:Remo
Autor: Tatiana Gerasimenko
Data: 9/8/2010

Vários clubes em São Paulo oferecem cursos de remo, mas um dos mais tradicionais é o Espéria (localizado na Av. Santos Dumont, Santana, em São Paulo), que oferece curso de remo aberto a todas as idades.

Lá o interessado pode tornar-se membro da academia de esportes a remo sem ser sócio. Basta dirigir-se até a raia da USP, dentro da Cidade Universitária, e procurar no estacionamento do Espéria professores que irão informar os documentos necessários para o início das atividades (tais como foto, RG, exame médico etc).

Do início

Para quem não entende nada ainda, o clube dispõe de um planejamento para a iniciação - com desenvolvimento de técnicas para remar, ensinadas no "barco escola" (um tanque em terra firme que simula um barco).

Depois, já preparado, o aluno vai para a água em um barco largo e estável para aprender a equilibrá-lo. Apto para remar em "barcos lisos", os mais velozes, o aluno pode optar entre praticar o remo por lazer ou para competir.

A pessoa que se interessa pelo esporte não precisa, portanto, ter nenhum conhecimento específico, porque tudo será ensinado pelo professor: desde a preparação física até as nomenclaturas de barcos. É bom que o aluno saiba nadar, embora o treinamento seja feito com coletes salva-vidas e o risco de o barco virar seja muito pequeno.

O aluno tem acesso a todos os aparelhos que devem ser usados para remar. O único custo a arcar é com a trimensalidade da academia - com direito a três treinos por semana (segunda, terça e quarta-feira).

Segundo Luiz Armando, auto-denominado "louco remador" das raias da USP - remador há 30 anos e oito vezes campeão paulista -, existe a "preocupação em 'abrir' a possibilidade de prática para todos aqueles que querem desfrutar do prazer de remar". Ele diz que o clube volta-se tanto para aquele que busca tornar-se um grande campeão, como àquele que quer aliviar as tensões do dia-a-dia. "Temos espaço para todos e só assim achamos que o esporte terá tantos adeptos quanto em outros países", completou.

Nesta reportagem:

» Remar é ótima opção para esportistas na cidade de São Paulo
» Remo chegou no Brasil antes do futebol
» A remada e o remador
» Quem é quem no barco a remo
» O remo na raia da USP
» Conheça Arlindo Donato, treinador de Amyr Klink no remo e lenda viva do esporte





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
    Lugares
    Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
  • Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem
    Canoagem
    Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem
  • Boipeba, na Bahia é escolhida como a praia mais bonita do Brasil
    Ecoturismo
    Boipeba, na Bahia é escolhida como a praia mais bonita do Brasil
  • Chile: um destino que promete surpreender por suas infinitas belezas
    Lugares
    Chile: um destino que promete surpreender por suas infinitas belezas
  • Chapada Diamantina revela sua maior preciosidade: a aventura
    Ecoturismo
    Chapada Diamantina revela sua maior preciosidade: a aventura
  • Mergulho em naufrágios: desvende este mistério!
    Mergulho
    Mergulho em naufrágios: desvende este mistério!