Bob Burnquist, brasileiro número 1 do skate internacional

Tema:Skate
Autor: Adriana Fernandes, do Latin X-Games (RJ)
Data: 21/3/2002

Robert Dean Silva Burnquist, mais conhecido como Bob, tem nome de gringo mas nasceu em Copacabana, foi criado em São Paulo e desde 1995 mora em San Diego – Califórnia. Começou a “andar de skate” (como ele gosta de dizer), aos 11 anos e junto com o seu pai, comprou as peças e montou o primeiro equipamento. Aos 13 anos estreou em competições. O resultado? Atualmente é considerado um dos melhores skatistas do mundo.

O ano passado foi um dos mais importantes na vida de Bob. Dentre uma variedade de finais de competições de alto nível, ele conquistou medalhas de ouro na categoria vertical e bronze em melhores manobras no X-Games VII, na Filadélfia (EUA). No Vans Triple Crown, conseguiu o 1o lugar para vertical.

Além disso foi escolhido pelo Transworld Rider’s Poll Awards como o Melhor Skatista de Vertical e finalmente foi nomeado pela segunda vez o Skatista do Ano nos ESPN Action Sports and Music Awards. Hoje em dia tem o privilégio de ter a maior pista de skate do mundo no quintal de sua casa.

Com apenas 25 anos, essa fera do skate é personagens de jogos eletrônicos como Playstation, Game Boy. Bob é casado com a também skatista Jennifer O’Brian e pai da menina Lótus O’Brien Silva Burnquist.

Diretamente do Latin X-Games, no Rio de Janeiro, sua cidade natal, conversamos com Bob que é um dos maiores fenômenos do skate mundial. Confira o que essa fera do skateboarding nos confessou...


360 Graus - O que representa para você estar presente no X-Games que pela primeira vez acontece no Brasil?

Bob - Representa muito, uma iniciativa muito legal fazer um evento como esse na “Cidade Maravilhosa”. Fico feliz de estar vindo para cá para fazer essa eliminatória aqui, a cidade que eu nasci, pra andar com a garotada. É uma oportunidade para o pessoal da América Latina sentir como é o X-Games, porque lá fora é muita gente assistindo, os atletas sofrem muita pressão da mídia, do público, se você parar para pensar não anda. Da mesma maneira que aqui vai ter muita gente assistindo o evento, lá fora tem mais gente ainda. De certa forma é um preparo para o que os atletas passam quando estão competindo no X-Games.

360 Graus - Já estar classificado é confortável?

Bob- Para te falar a verdade eu não ponho muita importância nisso, no decorrer do tempo a gente vai andando e vai se acostumando com os resultados; eu corro o X-Games desde 1995 e ocorreu tantas mudanças hoje em dia tá bem melhor.

360 Graus - Como vai ser sua rotina de competições esse ano?

Bob- Esse ano eu não vou estar competindo tanto, cansa muito ficar viajando. Hoje em dia eu dou prioridade para a minha rampa em casa.

360 Graus - Sei que você possui maior rampa do mundo e que você investiu muito nesse projeto, fale um pouco dessa rampa...

Bob- É a maior pista dentro de um quintal de uma casa. Ela fica na minha casa localizada em Vista, na área rural de San Diego - Califórnia. A pista tem 37 metros de largura e 21 m de comprimento, um half de aproximadamente 20 m e cerca de 4 m de altura, uma mini-rampa de 2, 30 m e uma cápsula de 4 metros de altura e inclinação de 130 graus. O orçamento da pista foi de US$ 93 mil e teve a ajuda de patrocinadores. O que encareceu o projeto foi o material de revestimento (skatelite), similar ao usado em barcos, são chapas que não absorvem água e duram a vida toda. Sempre sonhei com uma pista particular, ela é uma necessidade para eu “andar com freqüência”, não penso milimetricamente nas manobras que preciso fazer, as coisas fluem, acontecem.

360 Graus - Qual a mensagem que você passa aos seus seguidores?

Bob -Vejo como uma missão de estar onde está a criançada que é o futuro dos esportes. Assim como eu, O Guga, a Fabíola, ou seja, cada atleta tem a responsabilidade de ensinar como se conduz a carreira com humildade.

Nesta reportagem:

» Bob Burnquist, brasileiro número 1 do skate internacional
» Conversamos com o 'Mineirinho' - Top 10 do World Cup Skateboarding





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
    Ecoturismo
    Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
  • Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes
    Saúde
    Hipotermia: todos os cuidados necessários para poder curtir esportes
  • Mergulhe na caverna do Abismo Anhumas, em Bonito (MS)
    Ecoturismo
    Mergulhe na caverna do Abismo Anhumas, em Bonito (MS)
  • Carolina! Uma pequena e charmosa cidade no Maranhão
    Lugares
    Carolina! Uma pequena e charmosa cidade no Maranhão
  • Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
    Lugares
    Parque Estadual Ilha Anchieta tem diversão por trilhas subaquáticas
  • Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem
    Canoagem
    Esclareça as suas dúvidas sobre canoagem