Ondas perfeitas e disputas acirradas em competição de surf sub-20

Tema:Surf
Autor: Redação 360 Graus
Data: 31/5/2004

Um campeonato perfeito não poderia ter terminado de forma melhor. Depois de aproveitar a ressaca carioca em três praias diferente, o último dia de provas do Oakley Junior Challenge aconteceu neste domingo (30/5), num mar clássico do Arpoador, o berço do surfe brasileiro. Em ondas de 1,5 a 2 metros, os melhores surfistas sub-20 do país deram mais um show, com um emocionante duelo: Adriano Souza, o Mineirinho, garantiu o título por apenas cinco décimos de diferença para Hizunome Bettero, marcando 100,05 pontos e levando o prêmio de R$ 8 mil. Foi a primeira vez que Mineirinho competiu no Brasil após se tornar, aos 16 anos, o mais jovem campeão mundial sub-20.

No Oakley Challenge Junior não houve baterias eliminatórias. Durante quatro dias, em quatro tipos de ondas diferentes, 16 surfistas disputaram uma bateria de uma hora por dia. Em formato móvel, em busca das melhores condições, o campeonato começou no Recreio, passou no segundo dia para o Canto do Recreio, no terceiro seguiu para o Postinho, na Barra, terminando no Arpoador. Nos primeiros dias, os atletas tiveram de enfrentar ondas que passaram dos três metros durante a ressaca que encantou os cariocas.

O formato foi idealizado exatamente para que os surfistas mostrassem talento em todos os tipos de onda. No último dia, os paulistas Mineirinho, Edgley Santos e Hizunome Bettero eram os principais candidatos ao título. Edgley foi o primeiro a entrar na água e marcou 20,75 pontos, saindo da briga pelo título, mas garantindo ainda a terceira colocação. Hizunome foi o melhor do dia, conseguindo 32,9 pontos e colocando muita pressão sobre Mineirinho, escalado para a última bateria. O campeão mundial sub-20 marcou 27,45 e mal acreditou que conseguira superar o adversário.

"Não estou acreditando. O Hizunome surfou muito. Ser campeão deste campeonato totalmente novo, com um formato diferente, é maravilhoso. Espero que seja o primeiro de muitos que a Oakley organiza’, disse Mineirinho, que só garantiu a vitória a menos de cinco minutos do fim.

Depois de atingir os 100 pontos, Hizunome sabia que Mineirinho teria de conseguir uma pontuação muito alta para superá-lo: "Eu esperava ganhar, mas o mineirinho conseguiu mandar muito bem na última bateria. O campeonato foi show. Surfamos em ondas diferentes e mostramos talento", disse o vice-campeão.

Luiz Campos, organizador do Oakley Junior Challenge, estava mais do que satisfeito com o campeonato: "A molecada se empenhou, enfrentou ondas enormes e tivemos condições variadas de competição. É um campeonato que não tem do que se falar. Deu tudo certo", disse Luiz Campos, o Pinga.

Marcelo Andrade, diretor-executivo da Associação Brasileira de Surfe Profissional (Abrasp), também destacou a variedade de ondas que os surfistas encontraram nos quatro dias de competição: "Eles pegaram ondas grandes, pesadas como no Havaí, tubulares, para a direita, para a esquerda. Para ganhar, tiveram de mostrar que são constantes em todas as condições", disse.





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • No Dia do Aviador, veja curiosidades sobre a vida de Santos Dumont
    Aviação
    No Dia do Aviador, veja curiosidades sobre a vida de Santos Dumont
  • Conheça algumas dicas para mergulhar e aproveitar o verão
    Mergulho
    Conheça algumas dicas para mergulhar e aproveitar o verão
  • Conheça a Estrada Parque no Pantanal Sul: uma estrada histórica
    Trilha Off-road
    Conheça a Estrada Parque no Pantanal Sul: uma estrada histórica
  • Parque Nacional da Serra dos Órgãos: paraíso perto do Dedo de Deus
    Ecoturismo
    Parque Nacional da Serra dos Órgãos: paraíso perto do Dedo de Deus
  • A emoção de descer uma cachoeira de 80 metros
    Canyoning
    A emoção de descer uma cachoeira de 80 metros
  • Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura
    Ecoturismo
    Conheça o Parque Puyehue, o paraíso chileno dos esportes de aventura