Tecnologia na alimentação

Tema:Travessia do Drake
Autor: Betão Pandiani
Data: 7/1/2003

Na alimentação, mais tecnologia. Ao contrário do que se pensa, Betão e Duncan não vão se alimentar de pílulas. O cardápio é bem mais saboroso e inclui comidas liofilizadas (desidratadas), que são leves e fáceis de armazenar. No cardápio tem lasanha, bife borgnon, arroz com carne e batatas e muitos outros pratos. A reidratação da comida é feita com água quente que será levada em garrafas térmicas da Nissan.

Betão e Duncan ainda contarão com a tecnologia das comidas Auto-Esquentáveis - Self Heating Food. “ O processo é muito simples”, explica Betão. “Você puxa um cabo que permite a entrada de ar e provoca uma reação térmica que aquece a bandeja do alimento. Depois de 20 minutos a comida está quente”.

É importante ressaltar que o corpo humano não gera calor através das comidas calóricas. Na verdade, as calorias servem para produção de energia e nesse caso, os velejadores vão poder abusar das Power Bars, salame, toucinho, presunto e todo o grupo das castanhas. Para manter o corpo aquecido, eles comerão as sopas auto-esquentáveis.

Água, muita água

Devido à alimentação altamente calórica, os velejadores vão precisar de grande quantidade de água. Parece fácil, já que Betão e Duncan estão indo para a Península Antártica, onde se concentra 70% da água doce do planeta. Entretanto, eles vão contar com o apoio da Água Crystal, que vai fornecer toda a água necessária para a viagem. Num lugar tão distante, os gastos poderiam ser uma grande dificuldade no dia-a-dia. A solução será a utilização de cartões de crédito, com apoio da Visa, outra parceria importante do projeto.

Nesta reportagem:

» Planejamento e tecnologia são essenciais para garantir a segurança
» Tecnologia na alimentação





© Copyright 1998 - 2012 - 360 GRAUS MULTIMÍDIA
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na Internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.

Compartilhe:


Livros:

Equipamentos:

  • Chapada Diamantina revela sua maior preciosidade: a aventura
    Ecoturismo
    Chapada Diamantina revela sua maior preciosidade: a aventura
  • Mergulho em naufrágios: desvende este mistério!
    Mergulho
    Mergulho em naufrágios: desvende este mistério!
  • Vídeo: Aventura de balão na Capadócia, Turquia
    Balonismo
    Vídeo: Aventura de balão na Capadócia, Turquia
  • Amazônia tem 'oceano subterrâneo'
    Ecologia
    Amazônia tem 'oceano subterrâneo'
  • Ciclovia do Danúbio atravessa 10 países num cenário encantador
    Bike
    Ciclovia do Danúbio atravessa 10 países num cenário encantador
  • Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil
    Ecoturismo
    Penedo: conheça a bela 'pequena Finlândia' do Brasil